A Nutrologia é uma especialidade médica que vem crescendo muito nos últimos anos e vem se mostrado importante em todas as áreas da medicina.

Essa especialidade estuda o impacto causado pela ingestão, ou não, dos nutrientes, visando a manutenção da saúde, corrigindo deficiências ou excessos nutricionais.

A Nutrologia do Ganep Assistencial tem como objetivo aprofundar os conhecimentos científicos do médico e também sua prática clínica, com participação em reuniões de casos clínicos semanais, visita diária ao paciente hospitalizado, avaliação de exames e condutas médicas, sendo uma oportunidade 100% prática do atendimento do nutrólogo.

O médico aprenderá os conceitos mais importantes para a (prática) experiência diária hospitalar, aprendendo a diagnosticar e tratar as doenças nutricionais, (com foco em nutrologia geral), através da terapia nutricional via oral, (terapia nutricional) enteral e/ou parenteral, desde o paciente neonato até o centenário.

O atendimento prático acontece no Hospital Beneficência Portuguesa, SP.

EDITAL DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTROLOGIA

HOSPITAL BP – A BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO

2024

 

 

1.  COORDENADOR E CORPO DOCENTE

1.1 Coordenador

Prof. Dr. Dan Linetzky Waitzberg

Dra. Maria de Lourdes Teixeira da Silva

1.2  Corpo Docente

Dr. Alan de Souza Ozores

Dr. Álvaro Henrique de Almeida Delgado

Dra. Christine Prim de Pellegrin Zambo

Dr. Eduardo Abagaro Oliveira Filho

Dra. Maria Graciela Luongo de Matos

Dra. Mariana de Rezende Mármora

Dra. Nairana Freitas Albuquerque

Dra. Paula Sorrentino Bussas

Dra. Thays Schlenger de Paiva Maia

 

2.  PROGRAMA

2.1 Objetivo: Ensinar o médico a estabelecer diagnóstico nutricional com os recursos antropométricos, clínicos e laboratoriais.

a) Ensinar como planejar e conduzir a terapia nutricional oral, enteral e parenteral aplicável para cada paciente com atenção para o doente gravemente enfermo, adulto.

b) Preparar médicos para realizar técnicas de acesso ao aparelho digestivo e ao sistema venoso central para terapia nutricional.

c) Aulas teóricas, seminários, visitas com assistentes, reuniões semanais de discussão de casos clínicos e de atualizações científicas.

d) Realização de uma monografia.

2.2 Estrutura: O programa é dividido nas seguintes disciplinas:

a) Bases da Nutrição (Bases Metabólicas/Fisiologia Geral/Fisiologia da Nutrição).

b) Avaliação Nutricional (Avaliação e Rastreamento Nutricional/Workshop Antropometria, Bioimpedância e Calorimetria/Interpretação de Exames Laboratoriais).

c) Terapia Nutricional (Terapia Nutricional Oral/Terapia Nutricional Enteral/Terapia Nutricional Parenteral).

d) Nutrição nas Fases da Vida (Gravidez/Pediatria e Adolescência/Envelhecimento).

e) Distúrbios Nutricionais (Obesidade/Diabetes/Transtornos Alimentares).

f) Paciente Crítico e Insuficiências Orgânicas (Câncer/Paciente Crítico/Insuficiências).

g) Trabalho de conclusão de curso (TCC)

h) Trabalho de campo em regime

i) Reuniões clínicas semanais.

 

3.  INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA

3.1 Número de vagas: 04 (quatro).

3.2 Duração do curso: 04/03/2024 à 27/02/2026

3.3 Carga Horária Anual: 1440

3.4 Horas Práticas: 2520

3.5 Horas Teóricas: 360

3.6 Bolsa: Programa oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 4.106,09 (quatro mil cento e seis reais e nove centavos) mensais.

 

4.  PRÉ-REQUISITO

4.1 Graduação em Medicina, Estágio em Clínica Médica e/ou Cirurgia Geral e/ou Medicina Intensiva.

 

5.  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

5.1 Trabalho de Conclusão do Curso e análise de desempenho das

 

6.  INSCRIÇÃO

6.1 Período de Inscrição: 01/12/2023 à 05/01/2024.

6.2 Inscrição on-line: Acessar o site https://www.edudata.com.br/bp_fellow24 e preencher todos os dados solicitados. A inscrição somente será efetivada mediante preenchimento de todos os dados solicitados e pagamento da taxa de inscrição.

6.3 Taxa de Inscrição: R$ 470,25 (quatrocentos e setenta reais e vinte e cinco centavos). A taxa de inscrição não será devolvida após o pagamento.

 

7.  PROCESSO SELETIVO

7.1 O processo seletivo será realizado através de prova teórica, entrevista e análise curricular.

7.2  Prova Teórica:

Dia: 17/01/2024 (quarta-feira).

Horário: 09:00h.

Local: Hospital BP Paulista

Endereço: Rua Maestro Cardim, 769 – Bela Vista – São Paulo – SP (Escola de Enfermagem – torre 4 – andar G4).

7.3  Entrevista e análise curricular:

Dia: 17/01/2024 (quarta-feira).

Horário: 14:00h.

Local: Hospital BP Paulista

Endereço: Rua Maestro Cardim, 769 – Bela Vista – São Paulo – SP (Escola de Enfermagem – torre 4 – andar G4).

 

8.  RESULTADO

8.1 O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 18/01/2024 (quinta-feira) através do site https://www.edudata.com.br/bp_fellow24

 

9.  MATRÍCULA

9.1 Período da matrícula: 22/01/2024 à 31/01/2024. A matrícula será realizada de forma online através do link a ser divulgado pela Secretaria Acadêmica ao candidato aprovado.

9.2 A taxa de matrícula, equivalente à primeira anuidade, no valor de R$ 1.379,40 (mil trezentos e setenta e nove reais e quarenta centavos), deverá ser paga por meio do link disponibilizado pela Secretaria Acadêmica ao candidato aprovado.

9.3 O pagamento da taxa de matrícula deve ser concluído até a data limite estabelecida no item 1 deste edital. Em caso de não pagamento até essa data, será aplicada uma taxa de atraso de 45%, elevando o valor para R$ 1.998,03 (mil novecentos e noventa e oito reais e três centavos). Para os candidatos convocados em segunda chamada, o prazo para pagamento do valor de R$ 1.379,40 (mil trezentos e setenta e nove reais e quarenta centavos) é de 48 (quarenta e oito) horas a partir do início do período de matrícula indicado na convocação, sendo que a não quitação dentro desse prazo resultará na aplicação da taxa de atraso conforme exposto acima.

9.4 A anuidade no valor de R$ 1.379,40 (mil trezentos e setenta e nove reais e quarenta centavos) deve ser paga durante a rematrícula, que ocorre no início do 2º ou 3º ano, dependendo da duração do programa escolhido, e deve ser efetuada até o dia 30 de abril de cada ano. Caso o pagamento não seja efetuado até a data limite, será aplicada uma taxa de atraso de 45%, elevando o valor para R$ 1.998,03 (mil novecentos e noventa e oito reais e três centavos).

9.5 Documentos para matrícula: Os documentos solicitados para a efetivação da matrícula são de responsabilidade do candidato e a falta da documentação exigida conforme relação abaixo acarretará no cancelamento da vaga mesmo que tenha obtido aprovação final no processo seletivo, exceto no caso do CRM de São Paulo no qual o candidato terá prazo de 60 (sessenta) dias para entregar o novo CRM/SP a partir da data da matrícula. Aqueles marcados com asterisco (*) devem ser enviados na forma digital.

Documentos de Identificação:

a) RG ou CNH*;

b) Link do Currículo Lattes ou Curriculum

 

Dados Pessoais:

a) Nome do pai;

b) Nome da mãe;

c) Contato de emergência;

d) Estado civil;

e) Cor;

f) Naturalidade;

g) Estado natal;

h) Se estrangeiro*: RNE, passaporte, visto permanente, comprovante de proficiência em língua portuguesa, diploma de graduação revalidado por Universidades Públicas Brasileiras;

i) Se brasileiro*: Título de Eleitor, PIS/PASEP.

j) Dados bancários;

k) Endereço completo

Documentos Profissionais:

a) Identidade do Médico (carteirinha CREMESP frente e verso)*;

b) Certidão de Quitação Anuidade CREMESP 2024*;

c) Certidão Ético Profissional CREMESP 2024*;

d) Comprovante de pagamento da taxa de matrícula*;

e) Apólice de Seguro de Vida e Acidente de Trabalho*;

f) Atestado de Saúde (modelo disponível na Ficha de Cadastro de Educandos);

g) Carteira de vacinação*;

h) Diploma de Graduação* (frente e verso);

i) Caso haja pré-requisito, declaração de conclusão e/ou certificado do pré-requisito especificado em cada especialidade*;

j) Diploma de outras formações (exemplo: Especializações, Residências, Fellowship) * – item não obrigatório.

Certificações e Treinamentos:

a) Certificado do curso de BLS (Suporte Básico de Vida) com data vigente*;

b) Certificado do curso de PALS (Curso Pediatric Advance Life Support) para cursos Pediátricos, com data vigente*.

 

Documentos Adicionais:

a) Ficha de Habilidades (disponível na Ficha de Cadastro de Educandos)*;

b) Termo de recebimento do Regimento Interno e Código de Conduta (disponível na Ficha de Cadastro de Alunos)*;

c) Termo de Responsabilidade e Confidencialidade de acesso remoto Vue Motion e Carestream (se necessário de acordo com a especialidade – disponível na Ficha de Cadastro de Alunos)*;

d) Ficha de Assinatura Carestream (se necessário de acordo com a especialidade – disponível na Ficha de Cadastro de Alunos)*.

Caso algum documento anexado ao Requerimento de Matrícula esteja ilegível, será solicitado a apresentação da via física original ou cópia autenticada.

Após o deferimento da matrícula, o aluno receberá no e-mail cadastrado o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais via DocuSign para assinatura eletrônica.

 

10. INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

10.1 Em conformidade com a legislação em vigor, será admitido recurso quanto à:

a) Publicação de Edital ou aviso pertinentes à Seleção;

b) Aplicação das Provas;

c) Divulgação das questões das Provas;

d) Vista da Folha de Resposta das Provas;

e) Divulgação dos resultados das Provas;

f) Divulgação dos resultados

10.2 O prazo para interposição dos recursos indicados anteriormente será de 24 (vinte e quatro) horas considerando os dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito, tendo como termo inicial o 1º dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

10.3 Os recursos deverão ser realizados exclusivamente através do e-mail: [email protected].

10.4 Será admitido um único recurso por candidato devidamente fundamentado, sendo desconsiderado recurso de igual

10.5 Após o envio do recurso, o mesmo não poderá ser alterado, nem poderão ser impetrados recursos adicionais sobre o mesmo evento.

10.6 Somente serão apreciados os recursos solicitados e transmitidos conforme as instruções contidas neste

10.7 A BP não se responsabiliza por recursos não recebidos por motivo de ordem técnica dos computadores, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

10.8 A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

10.9 O(s) ponto(s) relativo(s) à(s) questão(ões) eventualmente anulada(s) será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos presentes à prova, independentemente de formulação de recurso.

10.10 O resultado divulgado poderá ser alterado em função dos recursos solicitados.

10.11 Na ocorrência disposta anteriormente e/ou em caso de provimento de recurso, poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior, ou, ainda, poderá ocorrer desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para a prova.

10.12 Serão indeferidos os recursos:

a) cujo teor desrespeite a Banca Examinadora;

b) que estejam em desacordo com as especificações contidas neste Edital;

c) cuja fundamentação não corresponda à questão recorrida;

d) sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente ou incoerente ou os intempestivos;

e) encaminhados por meio da Imprensa e/ou de “redes sociais online”.

10.13 As respostas de todos os recursos serão emitidas no prazo de 05 (cinco) dias a contar da data de recebimento do mesmo através de e-mail informado pelo candidato.

 

11.  INFORMAÇÕES GERAIS

11.1 Aluno isento de mensalidade.

11.2 O pagamento a taxa de matrícula não é devolvido caso haja desistência por parte do candidato.

11.3 Candidatos Brasileiros Formados no Exterior deverão anexar uma cópia autenticada do diploma revalidado por Universidade Pública Brasileira de acordo com as Resoluções CFM nº 1.831/2008 e nº 1.832/2008.

11.4 Candidatos Estrangeiros deverão anexar uma cópia autenticada dos seguintes documentos: visto permanente, diploma revalidado por Universidade Pública Brasileira e Termo de Proficiência de Língua Portuguesa comprovada por Instituição oficial, de acordo com as Resoluções CFM nº 831/2008 e nº 1.832/2008.

11.5 Em situação de pandemia, poderá a instituição tomar medidas preventivas e, se julgar necessário a suspensão do processo seletivo.

11.6 Contato: Secretaria Acadêmica – BP – Endereço: Rua Maestro Cardim, 769 – térreo – bloco I – Telefone: (11) 3505-5045 – E-mail: [email protected]